Mestrado FAMAM: Avaliação da qualidade da água usada para irrigação em propriedades rurais de Cravolândia/Ba

19/08/2019 às 12:00h

No dia (09/08/2019) ocorreu a defesa do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da FAMAM, com o trabalho desenvolvido pela farmacêutica e professora da FAMAM, Marcele Souza Magalhães, intitulado “Avaliação da qualidade da água utilizada para irrigação em propriedades rurais do município de Cravolândia/Ba”. A banca de defesa foi composta pelo orientador Prof. Dr. Paulo R.R. Mesquita e pelos avaliadores Prof. Dr. José Fernando Oliveira Costa e Prof. Dr. Frederico de Medeiros.

A mestranda procedeu com análises durante dois períodos do ano (seco e chuvoso) de 11 parâmetros físico-químicos de águas para irrigação amostradas em 9 propriedades do município localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Jequiriçá. Os resultados encontrados foram avaliados através de ferramentas estatísticas multivariadas como: análise de matriz de correlação, componentes principais e Análise de Cluster que demonstraram 3 perfis de similaridades para as amostras, principalmente com variabilidade expressivas para os parâmetros: condutividade elétrica, concentração de sódio, sólidos totais e ferro.

Duas propriedades merecem atenção para melhor escolha de culturas mais resistentes a salinidade e adoção de medidas preventivas e minimizadoras acerca de impactos ambientais no solo e nas plantações, bem como no melhor gerenciamento dos recursos hídricos. Os parâmetros foram comparados principalmente com os valores de referência da Resolução 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Diante dos resultados, pode-se inferir que, no geral, a água da região de Cravolândia/Ba é considerada de boa qualidade para uso em culturas irrigadas.