Biotecnologia

O Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES na 179ª Reunião do Conselho Técnico Científico de Educação Superior – CTC-ES, realizada de 24 a 28 de setembro de 2018, busca, a partir do desenvolvimento de projetos multidisciplinares, desenvolver atividades de manejo e conservação de recursos genéticos, desde a coleta, identificação, caracterização e bioprospecção, até a exploração de uso potencial desses recursos para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos.

Dessa forma, o Programa busca habilitar profissionais para atuarem na geração de bens e serviços inovadores para a indústria de fármacos, de alimentos e de produção de energia, por meio de atividades científicas para transformação de um alvo (bioativo) de importância biotecnológica em produto viável que irá contribuir significativamente para melhoria da qualidade de vida da população e a exploração sustentável dos recursos naturais.

O Mestrado Profissional em Biotecnologia oferece a Área de Concentração Biotecnologia Aplicada aos Recursos Renováveis, considerando duas Linhas de Pesquisa.

A Área de Concentração em Biotecnologia Aplicada aos Recursos Renováveis objetiva desenvolver atividades de manejo e conservação de recursos genéticos, desde a coleta, identificação, caracterização e bioprospecção, até a exploração de uso potencial desses recursos para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos. Dessa forma, busca-se habilitar profissionais para atuarem na geração de bens e serviços inovadores para indústria de fármacos, de alimentos e de produção de energia, por meio de atividades científicas para transformação de um alvo (bioativo) de importância biotecnológica em produto viável que irá contribuir significativamente para melhoria da qualidade de vida da população e a exploração sustentável dos recursos naturais.

 

Linha 1: Biotecnologia Aplicada. Desenvolvimento de produtos e processos para indústria farmacêutica, de biotecnologia, de alimentos e de produção de energia com a utilização de técnicas de biologia molecular e celular, bioinformática, fitoquímica, microbiologia e fermentação, desenvolvimento farmacotécnico, engenharia de bioprocessamento e controle de qualidade aplicadas ao desenvolvimento de produtos biotecnológicos. Esta linha de pesquisa tem como foco a prospecção, desenvolvimento de produtos e processos envolvendo moléculas bioativas, sejam de origem sintética ou natural, com potencial de aplicação na indústria farmacêutica, de biotecnologia, de alimentos ou para diagnóstico; além de subsidiar a busca e produção de moléculas e macromoléculas nos mais diversos sistemas biológicos com a finalidade de obtenção de produtos de valor agregado (biofarmacêuticos, biocombustíveis e bioenergéticos) a partir de fontes biológicas renováveis, utilizando células bacterianas, animais ou vegetais, ouseus componentescatalisadores químicos em processos inerentemente limpos, como minimização de resíduos e consumo de energia.

Linha 2: Manejo e Conservação da Biodiversidade.Tem como objetivo principal a capacitação e qualificação de recursos humanos na área de Biotecnologia aplicada em Recursos Renováveis, tendo em vista salvaguardar e utilizar os recursos genéticos com a finalidade de enfrentar os desafios atuais das indústrias na busca pelo desenvolvimento de produtos e processos inovadores tendo como base a identificação, caracterização e bioprospecção de recursos genéticos regionais com elevado potencial científico e econômico. O conhecimento da biodiversidade e dos recursos genéticos aliados aos conhecimentos de farmacobotânica, etnofarmacologia, genética de populações, evolução, tecnologia de cultivo de células vivas, microbiologia ambiental (microbiomas), biossegurança, genômica, proteômica, metabolômica, bioinformática e propriedade intelectual, fornecerá subsídios e servirá como indicador para a exploração sustentável e a conservação dos recursos naturais contribuindo desta forma para uma melhor tomada de decisão na prática profissional, focadas nas reais necessidades do Recôncavo da Bahia.

O Colegiado de Coordenação Didática (CCD), que administra e planifica o Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia, é composto pelo Coordenador e Vice-coordenador do Programa, dois docentes permanentes e um representante discente, com mandato de dois anos (Informações mais detalhadas no Regimento Interno).

 

COORDENADOR
Prof. Dr. Jorge Luiz Loyola Dantas
E-mail: [email protected]

VICE-COORDENADOR
Profa. Dra. Vanessa de Oliveira Almeida
E-mail: [email protected]

SECRETÁRIA
Diana Souza Santos
E-mail: [email protected]

Listados por ordem alfabética.

ANTONIO ANDERSON FREITAS PINHEIRO
Doutorado em Biotecnologia (UEFS)

EDER JORGE DE OLIVEIRA
Doutorado em Agronomia: Genética e Melhoramento de Plantas (ESALQ / USP)

ELIZABETH AMELIA ALVES DUARTE
Doutorado em Genética e Biologia Molecular (UESC); Pós-Doutorado em Ciências Agrárias (Genética Molecular e de Microorganismos e Microbiologia Ambiental) (UFRB)

EVERTON HILO DE SOUZA
Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) (USP); Pós-Doutorado em Ciências Biológicas (UFRB e CNPMF)

JANAY ALMEIDA DOS SANTOS SEREJO
Doutorado em Agronomia: Genética e Melhoramento de Plantas (ESALQ / USP); Pós-doutorado em Citogenética Molecular (USP) e Biologia Molecular (Universidade Católica de Leuven, Bélgica)

JORGE LUIZ LOYOLA DANTAS
Doutorado em Agronomia: Genética e Melhoramento de Plantas (ESALQ / USP)

KATIA NOGUEIRA PESTANA
Doutorado em Genética e Melhoramento (UFV)

LARISSA ROLIM BORGES PALUCH
Doutorado em Ciências Biológicas (UFPR)

MARIANE DE JESUS DA SILVA DE CARVALHO
Doutorado em Ciências Agrárias (UFRB)

ONILDO NUNES DE JESUS
Doutorado em Agronomia: Genética e Melhoramento de Plantas (ESALQ / USP)

PAULO ROBERTO RIBEIRO DE MESQUITA
Doutorado em Química (UFBA)

TALIANE LEILA SOARES
Doutorado (UFRB); Pós-Doutorado em Ciências Agrárias (UFRB/EMBRAPA) e em Recursos Genéticos Vegetais (UEFS)

THIAGO ALVES SANTOS DE OLIVEIRA
Doutorado em Fitopatologia (UnB) e Pós-Doutorado em Ciências Biológicas e Ciências Agrárias (UFRB)

VANESSA DE OLIVEIRA ALMEIDA
Doutorado em Ciências Agrárias na UFRB, com período sanduíche naGhentUniversity, Bélgica;Pós-Doutorado em Ciências Agrárias (UFRB)

VANIA JESUS DOS SANTOS DE OLIVEIRA
Doutorado em Ciências Agrárias (UFRB)

WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO
Doutorado em Agronomia: Genética e Melhoramento de Plantas (ESALQ / USP)

WELITON ANTONIO BASTOS DE ALMEIDA
Doutorado em Fitotecnia (USP)

 

Colaboradores

ANDRE DIAS DE AZEVEDO NETO
Doutorado em Bioquímica (UFC)

EVA MARIA RODRIGUES COSTA
Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (UFLA); Pós-Doutorado em Ciências Agrárias (UFRB)

HONORATO PEREIRA DA SILVA NETO
Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais

MARIA DAS GRACAS ANDRADE KORN
Doutorado em Química (Química Analítica) (USP)

O período de matrícula para os alunos regulares e especial aprovados no Processo Seletivo 2019.1 foi definido como 14/01/2019 a 24/01/2019.

A Faculdade Maria Milza (FAMAM) oferece bolsas de estudo aos seus docentes permanentes ou colaboradores, bem como aos alunos recém-formados na Instituição, interessados em participar do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia, na condição de aluno regular.

No âmbito do Edital Nº 001 / 2018 – MATRÍCULA REGULAR, a FAMAM estabeleceu as seguintes condições para a concessão de Bolsas de Estudo nas modalidades Integral e Parcial, com duração de 24 (vinte e quatro) meses: Bolsa Integral Fapesb para discentes: A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) concede 01 (uma) bolsa Pesquisa na modalidade Integral, com duração de 24 (vinte e quatro) meses, para os(as) estudantes regularmente matriculados. As condições e requisitos para participação são as seguintes:

  • Estar aprovado(a) em 1º (primeiro) lugar, obedecendo a ordem de classificação do Processo Seletivo do Programa de Mestrado.
  • Estar regularmente matriculado(a) no Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
  • Não ser beneficiário(a) de outra bolsa de qualquer natureza, estágio ou similar, durante a vigência da bolsa da Fapesb.
  • Estar cadastrado(a) como pesquisador na Fapesb, através do endereço eletrônico http://form.fapesb.ba.gov.br/cadastro/login.wsp
  • Demais requisitos encontram-se no endereço http://www.fapesb.ba.gov.br
  • A concessão desta bolsa estará condicionada à política de distribuição de
    bolsas da Fapesb, para o ano de 2019. Portanto, não há garantia, por parte da FAMAM, que haverá disponibilidade dessa modalidade de bolsa.

Bolsa Integral FAMAM para discentes: A FAMAM concede 01 (uma) bolsa Pesquisa na modalidade Integral, com duração de 24 (vinte e quatro) meses, para os(as) estudantes regularmente matriculados. As condições e requisitos para participação são as seguintes:

  • Estar aprovado(a) e classificado(a) na faixa de previsão de bolsas de Mestrado, obedecendo à ordem de classificação do Processo Seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
  • Estar regularmente matriculado(a) no Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
  • Ter concluído ou ser concluinte de Curso de Graduação da FAMAM e apresentar documento comprobatório de melhor aluno(a) da turma egressa no seu respectivo Curso pela Coordenação / Direção Geral, sendo beneficiário aquele(a) que apresentar maior escore seletivo em seu Curso.
  • Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes – CNPq. Bolsa Parcial (50%) FAMAM para discentes com vínculo empregatício com a FAMAM: A FAMAM concede bolsa Pesquisa na modalidade Parcial (50%), com duração de 24 (vinte e quatro) meses, para os(as) discentes com vínculo empregatício com a FAMAM. As condições e requisitos para participação são as seguintes:
    • Estar aprovado(a) e classificado(a) na faixa de previsão de bolsa de Mestrado, obedecendo à ordem de classificação do Processo Seletivo do Programa de Mestrado.
    • Estar regularmente matriculado(a) no Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
    • Ter vínculo empregatício com a FAMAM durante todo o período de vigência da bolsa.
    • Obedecer às normas internas de concessão de bolsas da FAMAM.
    • Assinar o Termo de Compromisso e Responsabilidade com a FAMAM.
    • Estar cadastrado(a) como pesquisador(a) da FAMAM no Programa de Iniciação Científica (PROINC) ou nos Grupos de Pesquisa vinculados ao Mestrado (docentes).
    • Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes – CNPq.
    • Demais requisitos encontram-se no endereço: http://mestrado.famam.com.br

Descontos de 25% para funcionários públicos estaduais e federais A FAMAM concede 04 (quatro) bolsas Pesquisa na modalidade Parcial, com duração de 24 (vinte e quatro) meses, para funcionários públicos estaduais e federais. As condições e requisitos para participação são as seguintes:

  • Ser aprovado no processo seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
  • Estar regularmente matriculado no Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia.
  • Apresentar comprovação do vínculo empregatício e atuação nas instâncias estadual ou federal.
  • Assinar o Termo de Compromisso e Responsabilidade com a FAMAM.

Estágios Profissionais

Atendendo à proposta do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia, os alunos realizam estágio docente nos cursos de Graduação da FAMAM. Além disso, existe a possibilidade de estágios profissionais nas Instituições parceiras da FAMAM, a exemplo da NATULAB, EMBRAPA e UFRB. As instituições com as quais a FAMAM possui convênios, possibilitando a realização de estágios profissionais são:

  • Natulab – Estágios;
  • Embrapa Mandioca e Fruticultura (Embrapa) – Cooperação técnico-científica e Estágios;
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Cooperação técnico- científica e Estágios.

 

 

A FAMAM, no intuito de contribuir para o avanço da pesquisa científica e entendendo que ela contribui para a geração de conhecimento e consequentemente para o desenvolvimento regional, tem investido na organização de grupos de pesquisa que congregam pesquisadores experientes e alunos de mestrado e graduação.
A instituição conta hoje com 4 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, sendo eles:

  • Análise Territorial, História e Economia Ambiental;
  • Saúde, Plantas Medicinais e Desenvolvimento Regional;
  • Biotecnologia Vegetal Aplicada à Saúde e Sustentabilidade;
  • Biodiversidade

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE TIROCÍNIO DOCENTE (20 horas)

1. O Tirocínio Docente é uma atividade curricular do Programa de Mestrado.

2. O Tirocínio ou Docência em Ensino Superior deverá ser desenvolvido em
atividades de Graduação, com a finalidade de preparar o/a estudante para a
atividade docente.

3. O/a estudante deverá participar do planejamento da disciplina e ser
responsável por ministrar20h/aulas com o acompanhamento do(a) docente
titular da disciplina.

4. Obedecendo ao calendário acadêmico de cada semestre letivo, o estudante
deve:

  • Protocolar requerimento, com anuência do(a) orientador(a), solicitando realização do Tirocínio, indicando a disciplina e o curso em que serão
    ministradas as aulas (assinaturado(a) estudante e do orientador(a)).
  • Uma semana antes do início das aulas do semestre letivo, o estudante deverá
    comparecerà Coordenação do Curso de Graduação para conhecimento da
    dinâmica da disciplina e da turma.

5. Após a realização do Tirocínio:

  • Protocolar na Secretaria o Relatório Técnico das atividades desenvolvidas.
  • Requerer o aproveitamento da atividade – Tirocínio Docente –, anexando a
    seguinte documentação:

I. Relatório Técnico das atividades desenvolvidas
No Relatório devem constar os seguintes itens:
– Introdução- Informações básicas (disciplina, carga horária, docente, curso,
dia(s) e horário(s) de aula)
– Caracterização da Turma
– Conteúdo Programático desenvolvido
– Proposta de Avaliação
– Informar Frequência e Avaliação dos estudantes
– Relato contendo a avaliação da experiência na docência
– Parecer do(a) professor(a) da disciplina
– Parecer do Orientador.

II. Frequência assinada pelo(a) aluno(a) e professor(a) regente (ANEXO I).

6. No final o estudante será avaliado pelo professor da disciplina, sendo
considerado aprovado ou reprovado.

7. O estudante que acumula experiência docente em nível superior, nos últimos
5 anos, deverá solicitar à Coordenação do Curso a dispensa de Tirocínio
docente que, após apreciação emitirá oparecer à luz do Regimento Interno.

8. O formulário de Requerimento encontra-se disponível na Secretaria do
Programa.

9. Cada docente titular da disciplina só poderá orientar um aluno por disciplina
por semestre letivo.

Governador Mangabeira, 29 de janeiro de 2019.

TELEFONES

(75) 3424-2604 – Recepção
(75) 98803-2913 – Recepção
(75) 98829-5906 – Mestrado

E-MAILS

Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia:

[email protected]
[email protected]

Secretaria do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia:

[email protected]

ATENDIMENTO
De 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 21:45h

ENDEREÇO
Rodovia BR-101 km 215 – CEP44350-000, Governador Mangabeira – Bahia

Vestibular 2021.1

Inscreva-se

Editais: Aluno Regular

Editais: Aluno Especial

Resultados Anteriores

Matriz Curricular

Documentos para Matrícula

Normas para Bolsistas

Calendário Acadêmico

Horário de Aulas

Legislação

Portarias

Qualificação

Defesa de Dissertação

Normas para Dissertação

Requerimentos

A FAMAM se reserva no direito de alterar informações contidas na divulgação dos cursos em oferta.