Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, reconhecido pela CAPES através da Portaria nº 271 de 09 de abril de 2013, busca, a partir da congregação de projetos multidisciplinares, a aplicação do conhecimento científico, tecnológico e técnico na análise das transformações do espaço regional numa perspectiva histórica, correlacionando as principais questões ambientais ao desenvolvimento socioeconômico e humano da região.

Desta forma, o Programa visa formar profissionais qualificados para a realização de diagnóstico ambiental e elaboração de propostas e planejamento integrado com as comunidades, combinando aspectos produtivos, organizacionais, ecológicos e mercadológicos, garantindo a conservação e preservação dos recursos naturais, bem como, a qualidade de vida da população.

Portadores de diploma de curso de curso superior relativo às áreas de Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Ciências Sociais, interessados no uso, manejo e preservação ambiental, proporcionando um cenário que permita o processo de desenvolvimento regional em bases sustentáveis.

O curso tem como objetivo geral qualificar profissionais para a abordagem multidisciplinar do desenvolvimento regional, especialmente sob a perspectiva das questões ambientais, instrumentalizando-os para a pesquisa, ensino e extensão, em uma abordagem multidisciplinar.

Os objetivos específicos distribuem-se em:

a) formar técnicos com compreensão multidimensional da relação desenvolvimento regional e meio ambiente, com domínio de instrumentos conceituais e metodológicos essenciais para o planejamento ambiental focado na sustentabilidade regional;

b) capacitar profissionais para o acompanhamento, avaliação diagnóstica e proposição de projetos ambientais voltados ao desenvolvimento regional em diferentes contextos institucionais;

c) qualificar, em nível de Mestrado Profissional docentes, técnicos e profissionais cujas atividades estão ligadas às ciências ambientais e ao desenvolvimento regional.

Dinâmica Regional e Desenvolvimento Sustentável

  • Políticas Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento
  • Planejamento, Gestão e Tecnologias Ambientais

Coordenadora: Dra. Elizabete Rodrigues da Silva

O Colegiado de Coordenação Didática (CCD), que administra e planifica o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, é composto pelo Coordenador(a) e Vice-coordenador(a) do Programa, dois docentes permanentes e um representante discente, com mandato de dois anos.

(Informações mais detalhadas no Regimento)

ABELMON DA SILVA GESTEIRA
Curriculo Lattes

ANDREA JAQUEIRA DA SILVA BORGES
Curriculo Lattes

AUREA FABIANA APOLINARIO DE ALBUQUERQUE
Curriculo Lattes

CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO
Curriculo Lattes

CLAUDIA CECILIA BLASZKOWSKI DE JACOBI
Curriculo Lattes

CRISTINE VANZ BORGES
Curriculo Lattes

ELIANA AUXILIADORA MAGALHAES COSTA
Curriculo Lattes

 

ELIZABETE RODRIGUES DA SILVA
Curriculo Lattes

FERNANDO HADDAD
Curriculo Lattes

JANAY ALMEIDA DOS SANTOS SEREJO
Curriculo Lattes

JOSÉ ANTÔNIO CAMACHO BALLESTA (Visitante)
Curriculo Lattes

JOSEMARE PEREIRA DOS SANTOS PINHEIRO
Curriculo Lattes

KALIANE ROCHA SOLEDADE
Curriculo Lattes

LARISSA ROLIM BORGES PALUCH
Curriculo Lattes

MARCELO BIONDARO GOIS
Curriculo Lattes

MARIANE DE JESUS DA SILVA DE CARVALHO
Curriculo Lattes

PAULO ROBERTO RIBEIRO DE MESQUITA
Curriculo Lattes

ROSE MANUELA MARTA SANTOS
Curriculo Lattes

SAULO ALVES SANTOS DE OLIVEIRA
Curriculo Lattes

SERGIO ROBERTO LEMOS DE CARVALHO
Curriculo Lattes

THIAGO ALVES SANTOS DE OLIVEIRA
Curriculo Lattes

VANESSA DE OLIVEIRA ALMEIDA
Curriculo Lattes

VANIA JESUS DOS SANTOS DE OLIVEIRA
Curriculo Lattes

WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO
Curriculo Lattes

WELITON ANTONIO BASTOS DE ALMEIDA (Colaborador)
Curriculo Lattes

Bolsas Famam

A FAMAM oferece aos seus docentes permanentes ou colaboradores, interessados em participar do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente na condição de aluno regular, bolsas equivalentes a 50% da mensalidade, com duração de 24 meses.

A FAMAM também oferece bolsas integrais e parciais a alunos da instituição recém-formados. Para mais informações sobre o processo de seleção de bolsistas, favor entrar em contato com a Direção Acadêmica.

 

Bolsas FAPESB

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Atendendo à proposta do Programa de Mestrado Profissional em DESENVOLVIMENTO REGIONAL E MEIO AMBIENTE, os alunos realizam:

– Estágio docente (TIROCÍNIO) nos cursos de Graduação da FAMAM;

– Estágio técnico nas instituições conveniadas.  

 

CONVÊNIOS:

SEAGRI – Secretaria da Agricultura Pecuária Irrigação Pesca e Aquicultura

Secretarias de Saúde dos municípios do Recôncavo

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Natulabi – Estágios

A FAMAM, no intuito de contribuir para o avanço da pesquisa científica e entendendo que ela contribui para a geração de conhecimento e consequentemente para o desenvolvimento regional, tem investido na organização de grupos de pesquisa que congregam pesquisadores experientes e alunos de mestrado e graduação.

A instituição conta hoje com 3 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, sendo eles:

 

  • Saúde, Plantas Medicinais e Desenvolvimento Regional;
  • Biotecnologia Vegetal Aplicada à Saúde e Sustentabilidade;
  • Biodiversidade.

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE TIROCÍNIO DOCENTE (20 horas)

O Tirocínio Docente é uma atividade curricular do Programa de Mestrado.

O Tirocínio ou Estágio Docência em Ensino Superior deverá ser desenvolvido em atividades de graduação, com a finalidade de preparar o/a estudante para a atividade docente.

O/a estudante deverá participar do planejamento da disciplina e ser responsável por ministrar 20h/aulas com o acompanhamento do(a) docente titular da disciplina.

Obedecendo ao calendário acadêmico de cada semestre letivo, o estudante deve:
Protocolar requerimento, com anuência do(a) orientador(a), solicitando realização do tirocínio, indicando a disciplina e o curso em que serão ministradas as aulas (assinatura do(a) estudante e do orientador(a).

Protocolar junta à Coordenação do Curso de Graduação a Carta de Tirocínio (apresentação do estudante).

Uma semana antes do início das aulas do I semestre letivo do ano em curso, o estudante deverá comparecer à Coordenação do Curso de Graduação para conhecimento da dinâmica da disciplina.

3. Após a realização do Tirocínio:

Protocolar na Secretaria o relatório Técnico das atividades desenvolvidas.

Requerer o aproveitamento da atividade – tirocínio docente –, anexando a seguinte documentação:

Relatório Técnico das atividades desenvolvidas

No Relatório devem constar os seguintes itens:

  • Introdução;
  • Informações básicas (disciplina, carga horária, docente, curso, dia(s) e horário(s) de aula);
  • Caracterização da Turma;
  • Conteúdo Programático desenvolvido;
  • Proposta de Avaliação;
  • Informar Frequência e Avaliação dos estudantes;
  • Relato contendo a avaliação da experiência na docência;
  • Parecer do(a) professor(a) da disciplina;
  • Parecer do orientador;
  • Frequência assinada pelo(a) aluno(a) e professor(a) regente.

O estudante que acumula experiência docente em nível superior, nos últimos 5 anos, deverá solicitar a Coordenação do Curso a dispensa de tirocínio que, após apreciação emitirá o Parecer à luz do Regimento Interno.

O formulário de Requerimento encontra-se disponível na Secretaria do Programa.

Governador Mangabeira, 20 de janeiro de 2016.

Telefones
(75) 3638-2119

(75) 8829.5104

(75) 8829.5435

E-mail:

Coordenação: [email protected]

Secretaria: [email protected]

A FAMAM tem convênio com a Universidade de Granada na Espanha (colocar a logomarca)

Lara Cristine da Silva Vieira

Vestibular 2020.2

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A FAMAM se reserva no direito de alterar informações contidas na divulgação dos cursos em oferta.