PROINC – Programa de Bolsas de Iniciação Científica

Apresentação

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROINC, da Faculdade Maria Milza, está voltado para o desenvolvimento do pensamento científico do corpo docente e discente em nível de graduação. O PROINC destina bolsas de estudos com duração de 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, aos estudantes selecionados por mérito acadêmico. É, também, responsável, diretamente, pela seleção e acompanhamento dos projetos de pesquisas e dos bolsistas, bem como, da avaliação de desempenho dos mesmos. A gestão do PROINC encontra-se a cargo de uma Comissão Coordenadora, sendo periodicamente avaliado por um Comitê Externo composto por pesquisadores destacados, docentes de outras Instituições de Ensino Superior. O PROINC obedece ao Regimento Interno da FAMAM e é financiado com recursos próprios desta Instituição, podendo vir a ter outras fontes de financiamentos.

Objetivos

O PROINC-FAMAM tem como objetivo central incentivar e apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica realizada no âmbito da Faculdade, bem como, nos espaços conveniados.

Como objetivos específicos, o PROINC visa:

  • Incentivar os professores-pesquisadores nas atividades de formação para a pesquisa científica, através de projetos de financiamento;
  • Incentivar talentos potenciais para pesquisa científica entre os estudantes de graduação;
  • Estimular o aumento da produção científica;
  • Contribuir para minimizar as disparidades regionais no que tange às competências no campo científico.